terça-feira, 11 de maio de 2010

Oficina de Grafite 2009







A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

sábado, 8 de maio de 2010

PJA 1ª TURMA






As oficinas são espaços de vivências culturais, lúdicas e práticas esportivas, que estimulam a criatividade, contribuem para a integração dos temas trabalhados, reforçam valores éticos e o compromisso dos jovens com o Serviço e oportunizam o acesso à arte, à cultura e ao esporte.
Agradecemos as escolas - coletivos que estiveram conosco durante os anos de 2008 e 2009: Aurilo Bezerra, Alba Laranjeira, Artur Bandeira, Araci – NIESC, Municipal, Raimundo Nogueira, Virgilio Távora e Pe. Coriolano pelo apoio à informática.
O Projovem é mais um passo importante para que o jovem venha a tomar o caminho do bem, do estudo, do trabalho, retirando-os do caminho do vício, das drogas, da violência e da desconstituição familiar e pessoal.

Desfile Cívico 2009 PJA 1ª TURMA



O Projovem mostrou para todos as atividades e temáticas trabalhadas ao longo dos seus dois anos de existência. Os pelotões simbolizavam as temáticas trabalhadas em cada coletivo: Direitos humanos e socioassistenciais; Trabalho; Cultura; Meio ambiente; Saúde; Esporte e Lazer.

Ações do PJA - 1ª Turma



FESTA DA PADROEIRA - 2009
APRESENTAÇÃO: RECORTE CULTURAL: RAÍZES

A dança sempre foi um importante componente cultural da humanidade, e nosso folclore é rico em representações das nossas tradições e da nossa arte.
As danças folclóricas caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Com a apresentação “Recorte Cultural: Raízes”, o Projovem Adolescente vem reafirmar nossa identidade cultural, resgatar nossas raízes, nossa historia através de um recorte de danças tradicionais (um misto de Samba de Matuto, Baião, Xaxado e Coco) onde nosso povo demonstra o orgulho de ser nordestino, de ser cearense arretado.